Conheça os livros que dão ao leitor o poder de decidir o final

carwars-capa
Livro-Jogo Car Wars: Batalha nas Estradas de Steve Jackson

Você já se deparou com um daqueles livros que permitiam que o leitor escolhesse o rumo da história? Esses livros se chamam livros-jogos e já foram lançadas até coleções de histórias assim.

No post de hoje vamos apresentar os livros-jogos e falar sobre alguns que ficaram bastante conhecidos aqui no Brasil.

Muito populares nos anos 80, os livros-jogos (ou aventura solo) eram obras de ficção que permitiam ao leitor participar da história fazendo escolhas fundamentais para o enredo.

A narrativa era distribuída através das páginas de forma não-sequencial, ou seja, o leitor não ia lendo as páginas em sequência como nos livros convencionais.

Chegava um ponto onde um parágrafo apresentava a situação atual do protagonista e o leitor devia decidir o que fazer. Cada escolha o levava a páginas diferentes e, consequentemente, finais diferentes.

Tipos de livros-jogos

Existem basicamente três tipos de livros-jogos. O tipo Escolha sua Aventura pede ao leitor que faça escolhas ao longo da história com roteiros semelhantes aos romances convencionais. Um bom exemplo é a famosa série Escolha Sua Aventura lançada no Brasil pela Ediouro.

O RPG de aventura solo combina o Escolha sua Aventura com as regras de um jogo de RPG, permitindo que seja jogado sem um mestre, porém exigindo a compra de manuais separados. Podemos ter como exemplo o livro O Demônio do Rei – As Aventuras de Robin Hood.

E por fim temos os livros-jogos tipo aventura que combinam o Escolha sua Aventura com regras de RPG simples incluídas em cada livro. Como é o caso da Série Aventuras Fantásticas.

Os livros-jogos são muito divertidos, pois fazem com que você possa ler várias vezes o mesmo livro e chegar a vários finais diferentes. A maioria dos livros do gênero são voltados para o público infanto-juvenil, narrando aventuras por mundos imaginários.

Veja também  Flight of the Amazon Queen | Aventuras do piloto Joe no Brasil

Veja agora sugestões de livros-jogos para você conhecer:

fighting fantasy
Série de Livros-Jogos
livros-jogos
Coleção Aventuras Fantásticas

Os livros-jogos fizeram parte da sua infância? Se você é autor de algum livro-jogo ou conhece outros títulos do gênero, compartilhe conosco!

E não deixe de passar na página do Central Pandora no Facebook para acompanhar as nossas principais novidades!