Filmes de ficção científica dirigidos por Ridley Scott

Nascido no dia 30 de novembro de 1937, em South Shields, Ridley Scott é hoje um dos maiores visionários da ficção científica, sendo o responsável por um dos maiores clássicos do gênero: Alien de 1979. Ele trabalhou ao lado de H.R. Giger e Dan O’Bannon na criação de um dos monstros mais memoráveis do cinema, mas não foi só isso. Ridley Scott também foi diretor e produtor de grandes títulos de diversos gêneros.

Seu primeiro trabalho como diretor foi Os Duelistas de 1977 e hoje ele já conta com aproximadamente 30 filmes em seu currículo de diretor. Entre alguns títulos bastante notáveis temos “A Lenda” estrelado por Tom Cruise e o premiado filme histórico “Gladiador”. Mas hoje vamos listar os trabalhos de Ridley Scott como diretor na ficção científica. Quem gosta do gênero certamente já viu quase todos, mas vale a pena relembrar e aprender mais sobre eles.

Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

 

O sucesso de Star Wars: Episódio IV em 1977 fez com que Ridley Scott tivesse interesse em trabalhar em um filme de ficção científica. E o seu primeiro trabalho no gênero foi o longa de baixo orçamento Alien – O Oitavo Passageiro.

Baseado em um roteiro de Dan O’Bannon e Ronald Shusett, Alien retrata o encontro da tripulação da Nostromo com uma criatura extremamente letal que acaba tornando a missão uma verdadeira luta por sobrevivência.

Alien – O Oitavo Passageiro foi o filme que deu origem ao xenomorfo, criado a partir das artes do suíço H. R. Giger. Essa foi a primeira empreitada de Ridley Scott como diretor de ficção científica e foi um verdadeiro acerto. A partir daí, Scott passou a ter uma boa reputação como diretor em todo o mundo.

Blade Runner (1982)

Estrelado por Harrison Ford, Blade Runner teve como uma das suas fontes de inspiração o livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick.

Veja também  Novo livro da Titan Books trará bastidores de O Predador

Ele se passa em 2019 (sim, 2019!) em Los Angeles, retratada em um futuro distópico onde humanos sintéticos conhecidos como replicantes são bio-projetados pela poderosa Tyrell Corporation para trabalhar em colônias extraterrestres. Quando um grupo de replicantes fugitivos liderado por Roy Batty retorna para a Terra, o policial Rick Deckard é encarregado de caçá-los, entretanto, ele questiona a humanidade dos replicantes devido ao seu relacionamento com a modelo Rachel.

Na época do seu lançamento, Blade Runner teve uma recepção morna do público e da crítica, mas hoje ele é considerado um dos filmes mais importantes da ficção científica.

Prometheus (2012)

Prometheus

Prometheus é um filme que tem uma história curiosa. O seu desenvolvimento foi iniciado em 2000 e ele seria o quinto filme da franquia Alien. Ridley Scott estava trabalhando na ideia junto com James Cameron e a intenção era fazer uma prequel do Alien de 1979.

Entretanto, em 2002 se iniciou o desenvolvimento de Alien vs Predador de Paul W.S. Anderson e o projeto ficou adormecido por um bom tempo. Só em 2009 Scott retornou com a ideia, dessa vez sem a presença de Cameron, e desenvolveu junto com o roteirista Damon Lindelof uma história que se passaria antes de Alien, apesar de não ser diretamente ligada á franquia.

Nascia aí Prometheus, um filme que tinha a sua própria mitologia e ideias ao mesmo tempo em que demonstrava fortes ligações com o universo de Alien. Nele um grupo vai até uma estrutura na lua distante de LV-223 para encontrar pistas sobre a origem da humanidade. Mas ao chegar lá, logo eles percebem que não estão sozinhos.

Perdido em Marte (2015)

Perdido em Marte

Perdido em Marte é um filme com roteiro de Drew Goddard que foi baseado no livro de mesmo nome publicado pelo escritor Andy Weir em 2011. Estrelado por Matt Damon, ele conta a história de um astronauta que é dado como morto por engano e deixado sozinho em Marte. O foco do filme é a sua luta pela sobrevivência e os esforços das pessoas para tirá-lo de lá.

Veja também  Relembre o clássico Skifree, o jogo de esqui do Windows

Um dos maiores destaques de Perdido em Marte é o seu alto nível de realismo. A produção foi assistida pela NASA, que proveu várias informações sobre ciência e tecnologia, pois viu na história uma forma de promover a exploração espacial.

Alien: Covenant (2017)

Prometheus

Prometheus deixou muitas pontas soltas que seriam respondidas em uma sequência. Uma delas seria o próximo destino de Shaw, um paraíso perdido com muitos segredos sinistros. Agora sem a presença do roteirista Lindelof, Scott pretendia fazer mais dos filmes, uma sequência de Prometheus e um terceiro que ligaria essa sequência ao primeiro Alien.

Mas essa foi uma fase onde houve muito “disse, não disse”, hora o filme teria xenomorfos, hora não teria. E em novembro de 2015 foi anunciado oficialmente Alien: Covenant, um filme que seria sequência de Prometheus e Prequel do Alien de 1979.

Covenant conta a história da nave de colonização que está a sete anos do planeta Origae-6, com 2.000 colonos em sono criogênico e 1.140 embriões humanos congelados, todos monitorados por um Androide chamado Walter. Mas um incidente no caminho os leva a um paraíso inexplorado, que logo se mostra um lugar sombrio e cheio de perigos ocultos.

Até o momento, esses são os filmes de ficção científica dirigidos por Ridley Scott. Ele já demonstrou interesse em produzir uma sequência para Alien: Covenant, mas no momento o andamento desse projeto ainda está incerto. Scott também já anunciou um filme chamado The Prisoner, um longa baseado em uma série dos anos 60 no qual um agente do governo que renuncia o seu cargo é sequestrado e colocado em uma ilha isolada conhecida como Village.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here