Por que o símbolo do Justiceiro é uma caveira?

Por que o símbolo do Justiceiro é uma caveira?

O Justiceiro é um dos anti-heróis mais brutais da Marvel, e o favorito de muita gente. Tanto que ele já saiu dos quadrinhos para adaptações em filmes e uma série da Netflix estrelada por Jon Bernthal. Uma coisa interessante é que, na maioria das vezes, o seu traje é marcado por uma grande caveira branca, que é muito mais do que apenas uma representação da sua brutalidade. Então por que o símbolo do Justiceiro é uma caveira? É isso que vamos responder hoje neste post!

Por que o símbolo do Justiceiro é uma caveira?

Muitas vezes os trajes dos personagens de quadrinhos são pensados para serem práticos e bonitos esteticamente, e no caso do Justiceiro não é diferente. Ao invés de usar roupas comuns como jeans e regata ou o clássico collant, o visual de Frank Castle é pensado para ajudá-lo na hora dos embates contra criminosos, e a caveira é um dos elementos mais importantes do seu traje.

Apesar de ser um símbolo muito badass, o verdadeiro motivo para ele pintar a caveira na frente da camisa todas as noites é a proteção do seu rosto. Isso mesmo! Além de ser bem intimidadora, a caveira do Justiceiro faz com que os bandidos atirem nela instintivamente.

Quando os criminosos veem a grande caveira branca do Justiceiro, eles estão olhando para o símbolo da punição e para um sinal de que as suas vidas estão perto do fim. Então, eles atiram nela ao invés de atirar no homem por trás dela. O que, claro, é uma grande besteira, afinal por trás dela há Frank Castle, um homem movido puramente por ódio.

Este é o mesmo motivo pelo qual o Homem-Morcego tem um símbolo amarelo com o seu logo bem no peito.

Veja também  Quem criou o Predador? As lendas do cinema por trás do monstro
Visual clássico do Justiceiro
Visual clássico do Justiceiro

Mas não é perigoso levar um tiro no peito também? Com certeza! Mas ele não desenha a caveira logo ali sem um motivo. O seu peitoral é bem protegido por um colete que dificilmente irá deixar um tiro passar.

Ou seja, a caveira do Justiceiro não é apenas um emblema, mas também um convite para os criminosos atirarem onde ele sabe que não vai machucar.

Além disso, nos quadrinhos mais antigos, cada dente da caveira também servia para guardar um pente extra para arma que o anti-herói estivesse usando. Nas versões mais novas, parece que essa ideia foi descartada, pois claramente a caveira é apenas desenhada.

Bom, isso explica porque o símbolo do Justiceiro é uma caveira. Seu traje foi elaborado para armazenar o máximo possível de munições e “convidar” a todos para atirar nele em uma área estratégica. Realista e bastante efetiva, a roupa do Justiceiro é, provavelmente, uma das favoritas entre os fãs dos quadrinhos da Marvel.